Sustentabilidade

A busca pela sustentabilidade

Desde o final dos anos 90, o mundo está cada vez mais falando sobre sustentabilidade. O custo do uso ilimitado dos recursos naturais chegou, são catástrofes de todas as dimensões em várias regiões do mundo. O assunto tem se tornado pauta em todas as esferas da sociedade, não temos tempo de reverter os danos já causados, mas podemos minimizar os impactos e adotar medidas que possam diminuir a forma como afetamos a biodiversidade e garantir, no mínimo, um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Já existe, e multiplica-se cada vez mais, o perfil do consumidor que está atento às atitudes sustentáveis dos negócios que o atende, seja com produtos ou serviços, com uma ajudinha das leis nacionais e estaduais que impõem tratativas comerciais e industriais para a criação de práticas e processos sustentáveis. Um negócio que já não pratica ou que não tem um propósito voltado para a sustentabilidade, está cometendo um grande erro para a saúde dos seus resultados. Não é mais tolerado, por uma boa parte da sociedade, o descaso com o meio ambiente.

O programa MODA QUE TRANSFORMA da Riachuelo é um case de negócio sustentável nacionalmente reconhecido. A mega loja inaugurada em meados de 2020 no shopping Morumbi, é certificada pelo Healthy Building Certificate, que garante um ambiente totalmente voltado para a saúde, sustentabilidade e bem-estar da sociedade. Com o projeto de arquitetura assinado pela KT Retailing e iluminação pelo lighting designer Rafael Leão, a loja utiliza luminárias Omega Light da família “Leaf”, construídas a partir de plásticos reprocessados de cabides velhos e quebrados que não tinham destino definido e acumulavam espaço no centro de distribuição da marca.

O Grupo O Boticário também utiliza os projetores Leaf da Omega Light em suas lojas, utilizando na composição plásticos provenientes de embalagens de seus produtos descartadas por seus clientes nas lojas da marca. A Fila, igualmente, entendeu a importância deste movimento e adotou o uso dos produtos da família Leaf em suas lojas. São soluções ideais que fomentam e transformam o negócio, tornando-o sustentável, e contribuindo para um futuro das próximas gerações.