Lighting knowledge

Desmistificando a iluminação

Quando um cliente entra em uma loja, não sabe exatamente o que a fez lhe saltar aos olhos, se o mobiliário, as cores ou o produto. Tudo é projetado para ser agradável e convidativo, e é a iluminação que realmente fará com que venha à tona. Garantir a cor, o destaque, direcionamento e interação com o ambiente, sem falar nos atributos estéticos e próprios da marca, são resultado de uma iluminação bem planejada e executada. Mas nem sempre há o conhecimento ou material necessários para isto.

Por isso, é necessário compreender alguns conceitos básicos sobre iluminação. Todos eles estão relacionados à qualidade da luz, percepção do observador no ambiente e consumo (ou aproveitamento) de energia. Por isso, pensar em como estes conceitos se relacionam de forma quantitativa e qualitativa esclarece e desmistifica a iluminação, trazendo os mais próximos da realidade.

 

 

Posts relacionados

Temperatura de cor correlata

Temperatura de cor correlata, ou TCC, é a unidade de medida que nos indica a aparência de cor da luz. Através de um experimento utilizando um corpo negro que conforme era aquecido emitia uma energia com diversos comprimentos de onda.…